Projeto Reabilitação Funcional

+ perto

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O projeto +Perto do AMA- Educação da Associação Artur Duarte Rodrigues propõe uma ocupação educativa e sociocultural que visa complementar e articular com as exigências do Ministério da Educação para o pré-escolar e creche.

Sabendo que é na escola, com as idades precoces, que se moldam os homens e mulheres do amanhã, o projeto +Perto propõe-se também a prestar uma resposta social mais completa às famílias e comunidade escolar com a componente de apoio terapêutico que assenta nas premissas e valores basilares da instituição que o criou, apoio este que, entre outros modelos de atuação e resposta, estará assente em acordos e protocolos pelos vários agentes socioeducativos do concelho.

As AEC (atividades de enriquecimento curricular) no pré-escolar e infantário, apresentam-se como uma oportunidade acrescida de consolidação de aprendizagens, competências e capacidades, de relação com a natureza e com a comunidade, de envolvimento e participação das Famílias.

Cabe aos nossos professores e técnicos promover o direito a brincar, a escolher, a participar, a experimentar, a descobrir, a errar, a criar, a produzir conhecimento, a intervir, a empreender, a aprender a aprender, a pensar, a ser feliz, através das atividades selecionadas. De igual modo, a AADR através dos projetos +Perto procuram levar para dentro das escolas metodologias e instrumentos que permitem a livre escolha e a participação efetiva das crianças,
em tudo o que lhes diz respeito, dando-lhes vez e voz. Consubstanciando assim a intencionalidade não apenas no seu projeto educativo, mas também
nos despachos que enquadram o programa da escola a tempo inteiro, no acordo de colaboração, nos projetos educativos dos agrupamentos, na lei de bases do sistema educativo e nos direitos das crianças (convenção internacional ratificada por Portugal em 1991).

 

O que nos Oferece o Projeto +Perto para o Pré-Escolar?

O projeto +Perto defende um processo de gestão de proximidade em que a coordenação geral e a conceptualização são a Associação Artur Duarte Rodrigues – Equipa dos Projetos AMA EDUCAÇÃO e, o acompanhamento local é efetuado pelas Escolas, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e/ou pelas Associações de Pais.
A responsabilidade pela gestão local será atribuída, na generalidade, à equipa técnica da AADR designada para o projeto, podendo abrir-se a participação pontual a outros agentes locais. Deste modo, o Projeto +Perto Pré-Escolar propõe:

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O projeto propõe ainda as atividades intraescolas e agrupamentos:

  • Olimpíadas do Inglês;
  • Feira da ciência e desporto;
  • Estúdio 7 - Grupo cultural;

Poderão ainda ser proporcionadas atividades distintas em modelo de oficinas anuais (atividades que se prolongam por todo o ano letivo) e oficinas sazonais (atividades de caráter temporário, em regra nunca mais de um trimestre de execução) que serão atividades extra podendo ser desenvolvidas consoante a necessidade da escola/agrupamento, de entre:

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Finalidade e Objetivos Globais

O projeto socioeducativo +Perto da AADR pretende cumprir os seguintes intentos:

Para os alunos:

  • Desenvolvimento da capacidade criativa;
  • Melhoria da interação com colegas, pais e professores/educadores;
  • Ajuda na prevenção de condutas violentas e depressão;
  • Melhoria da memória, clareza mental e concentração;
  • Redução de medos, ansiedade e stress;
  • Melhora na qualidade do sono e descanso;
  • Desenvolvimento do discernimento, aceitação e respeito pela diversidade cultural e social;
  • Promoção de atitudes de sociais e cuidado com o próximo e com a comunidade;
  • Aprofundamento dos laços de solidariedade na escola, em casa e na comunidade.

Para os professores:

  • Promove o alívio do stress da equipe de educadores a fim de diminuir os efeitos negativos da pressão quotidiana;
  • Experimentar mais satisfação no trabalho;
  • Melhorar o bem-estar físico (como dormir melhor, ter menos medo, menos depressão e melhora da imunidade);
  • Obter mais energia e foco.

Para os Pais:

  • Contribuir para a formação de uma família mais humana, unida e preparada para lidar com as situações de stress quotidianas;
  • Diminuir a agressividade, a violência e o nível de tensões e conflitos no ambiente familiar;
  • Fomentar uma melhor compreensão mútua entre os membros da família;
  • Fomentar melhores e mais respeitosas relações entre pais e filhos.

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Regras

  1. O período de inscrição decorre na primeira semana de setembro (inicio do ano letivo).
  2. As inscrições efetuadas após o período de inscrição ficarão sujeitas à disponibilidade de vagas nas turmas de cada AEC.
  3. A inscrição faz-se através do preenchimento de um formulário a disponibilizar pela AADR.
  4. A inscrição nas AECs é válida pelo período de 11 meses, de setembro a julho, inclusive.
  5. O funcionamento das turmas das AECs de Inglês, Dança, AFD e Oficina de Meditação está sujeita à inscrição de um número mínimo de 6 alunos e de 12 alunos para as restantes.
  6. No formulário de inscrição, os pais ou encarregados de educação podem escolher qualquer AEC ou horário que preferem sendo que deverá estar de acordo com os períodos afixados.
  7. As listas de inscritos em cada uma das turmas serão afixadas no decorrer do mês de setembro.
  8. As AECs iniciam no inicio do ano letivo a que correspondem.
  9. Para além destas regras, aplica-se o que consta no regulamento interno.

Sobre a AADR

A AADR é uma associação sem fins lucrativos cediada em Quarteira, no Algarve.

Trabalhamos com e para as crianças de Quarteira e do concelho de Loulé. 

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