O projeto +Perto do AMA- Educação da Associação Artur Duarte Rodrigues propõe uma ocupação educativa e sociocultural que visa complementar e articular com as exigências do Ministério da Educação para o pré-escolar e creche.
Sabendo que é na escola, com as idades precoces, que se moldam os homens e mulheres do amanhã, o projeto +Perto propõe-se também a prestar uma resposta social mais completa às famílias e comunidade escolar com a componente de apoio terapêutico que assenta nas premissas e valores basilares da instituição que o criou, apoio este que, entre outros modelos de atuação e resposta, estará assente em acordos e protocolos pelos vários agentes socioeducativos do concelho.
As AEC (atividades de enriquecimento curricular) no pré-escolar e infantário, apresentam-se como uma oportunidade acrescida de consolidação de aprendizagens, competências e capacidades, de relação com a natureza e com a comunidade, de envolvimento e participação das Famílias.
Cabe aos nossos professores e técnicos promover o direito a brincar, a escolher, a participar, a experimentar, a descobrir, a errar, a criar, a produzir conhecimento, a intervir, a empreender, a aprender a aprender, a pensar, a ser feliz, através das atividades selecionadas. De igual modo, a AADR através dos projetos +Perto procuram levar para dentro das escolas metodologias e instrumentos que permitem a livre escolha e a participação efetiva das crianças,
em tudo o que lhes diz respeito, dando-lhes vez e voz. Consubstanciando assim a intencionalidade não apenas no seu projeto educativo, mas também
nos despachos que enquadram o programa da escola a tempo inteiro, no acordo de colaboração, nos projetos educativos dos agrupamentos, na lei de bases do sistema educativo e nos direitos das crianças (convenção internacional ratificada por Portugal em 1991).
O que nos Oferece o Projeto +Perto para o Pré-Escolar?
O projeto +Perto defende um processo de gestão de proximidade em que a coordenação geral e a conceptualização são a Associação Artur Duarte Rodrigues – Equipa dos Projetos AMA EDUCAÇÃO e, o acompanhamento local é efetuado pelas Escolas, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e/ou pelas Associações de Pais.
A responsabilidade pela gestão local será atribuída, na generalidade, à equipa técnica da AADR designada para o projeto, podendo abrir-se a participação pontual a outros agentes locais. Deste modo, o Projeto +Perto Pré-Escolar propõe:
O projeto propõe ainda as atividades intraescolas e agrupamentos:
- Olimpíadas do Inglês;
- Feira da ciência e desporto;
- Estúdio 7 - Grupo cultural;
Poderão ainda ser proporcionadas atividades distintas em modelo de oficinas anuais (atividades que se prolongam por todo o ano letivo) e oficinas sazonais (atividades de caráter temporário, em regra nunca mais de um trimestre de execução) que serão atividades extra podendo ser desenvolvidas consoante a necessidade da escola/agrupamento, de entre:
Finalidade e Objetivos Globais
O projeto socioeducativo +Perto da AADR pretende cumprir os seguintes intentos:
Para os alunos:
- Desenvolvimento da capacidade criativa;
- Melhoria da interação com colegas, pais e professores/educadores;
- Ajuda na prevenção de condutas violentas e depressão;
- Melhoria da memória, clareza mental e concentração;
- Redução de medos, ansiedade e stress;
- Melhora na qualidade do sono e descanso;
- Desenvolvimento do discernimento, aceitação e respeito pela diversidade cultural e social;
- Promoção de atitudes de sociais e cuidado com o próximo e com a comunidade;
- Aprofundamento dos laços de solidariedade na escola, em casa e na comunidade.
Para os professores:
- Promove o alívio do stress da equipe de educadores a fim de diminuir os efeitos negativos da pressão quotidiana;
- Experimentar mais satisfação no trabalho;
- Melhorar o bem-estar físico (como dormir melhor, ter menos medo, menos depressão e melhora da imunidade);
- Obter mais energia e foco.
Para os Pais:
- Contribuir para a formação de uma família mais humana, unida e preparada para lidar com as situações de stress quotidianas;
- Diminuir a agressividade, a violência e o nível de tensões e conflitos no ambiente familiar;
- Fomentar uma melhor compreensão mútua entre os membros da família;
- Fomentar melhores e mais respeitosas relações entre pais e filhos.
Regras
- O período de inscrição decorre na primeira semana de setembro (inicio do ano letivo).
- As inscrições efetuadas após o período de inscrição ficarão sujeitas à disponibilidade de vagas nas turmas de cada AEC.
- A inscrição faz-se através do preenchimento de um formulário a disponibilizar pela AADR.
- A inscrição nas AECs é válida pelo período de 11 meses, de setembro a julho, inclusive.
- O funcionamento das turmas das AECs de Inglês, Dança, AFD e Oficina de Meditação está sujeita à inscrição de um número mínimo de 6 alunos e de 12 alunos para as restantes.
- No formulário de inscrição, os pais ou encarregados de educação podem escolher qualquer AEC ou horário que preferem sendo que deverá estar de acordo com os períodos afixados.
- As listas de inscritos em cada uma das turmas serão afixadas no decorrer do mês de setembro.
- As AECs iniciam no inicio do ano letivo a que correspondem.
- Para além destas regras, aplica-se o que consta no regulamento interno.